top of page

Entrevista com o bolsista Arthur Bernardo, ganhador do prêmio Semana de Graduação da UERJ- PR1


Na aba “Entrevista” do nosso blog recebemos o bolsista Arthur Bernardo que recebeu o primeiro prêmio da Semana de Graduação da UERJ pelo projeto sobre Anarquismo Atlântico que desenvolve no LPPE. O Arthur é nossa bolsista há 2 anos e sempre se destacou por sua criatividade, sede de aprender e capacidade de trabalhar em conjunto.


O projeto de iniciação à docência do Arthur está sob a orientação da professora Angela Roberti.


No dia 12 de maio, ocorreu a Cerimônia de Premiação da UERJ SEM MUROS (2024), e temos muito orgulho em afirmar que nosso Laboratório mais uma vez ganhou destaque, por meio de muito trabalho e por meio de muitas pessoas que acreditam no que fazemos.


Diante disso, realizamos uma curta entrevista com o nosso bolsista, confira:

 

Ingrid Ladeira- O que significa participar de um projeto que tem como intersecção o Ensino e a História Digital?

Arthur Bernardo- Eu vejo a minha participação nesse projeto de maneira muito especial, o principal fator que me fez optar, antes mesmo do curso, foi a vontade de ser docente, então o ensino ele tem um lugar muito especial não somente como parte da profissão, mas como um objetivo pessoal. Poder exercer também a atividade da pesquisa histórica com a possibilidade de contribuir para a formação de uma biblioteca da história mais ampla, com conteúdo disponível online, para outros alunos e professores, é muito gratificante. Sem sombra de dúvidas, poder articular a perspectiva da produção de conteúdo para o ensino e a pesquisa, é muito importante para minha formação.


IL- Com quais mídias você está trabalhando neste projeto? Redes sociais? Sites?

AB- No nosso projeto, trabalhamos especificamente com o site, o "Repositório Anarquismo Atlântico Sul", que é o nosso objetivo principal, sendo sua produção um momento de muita responsabilidade, pois condensa uma parte relevante dos esforços do projeto. Nesse caso, o site é a nossa plataforma principal na qual todos os frutos do projeto, dos artigos às fontes e bibliografias comentadas, serão expostos. No entanto, colaboro também com a produção e edição de podcasts e vídeos no laboratório, veiculados no YouTube e Spotify, então, enquanto equipe, acredito que estejamos sempre abertos a explorar outras formas de expor nosso material didático.


IL- Quais são as principais características do seu projeto de Iniciação à Docência? O que isso pode contribuir para os professores do ensino básico?

AB- Dentre as principais características, acredito que a produção de material sobre anarquismo é a mais evidente do projeto, é um conteúdo vasto, rico e que é pouco exposto e explorado, especialmente no ensino de história, e seu entendimento contribui diretamente para a compreensão da história da América Latina. Além disso tem uma questão muito cara a todos da equipe, que é a questão de gênero, inserindo nos objetivos da equipe, apresentar a presença e a importante participação feminina assim como as relações entre homens e mulheres do movimento. Acredito que o material que produzimos possa servir aos professores como base para o planejamento de uma aula, possibilitando expandir aulas sobre movimento operário no século XX. Entendemos como a vida do docente é corrida, então ter um material analisado, separado e produzido para ele e também para seus alunos, é um importante facilitador, permitindo diversos usos do material em distintos contextos educacionais.


IL- Qual a contribuição do LPPE na sua trajetória acadêmica?

AB- A contribuição do LPPE é incontestável na minha formação e nas perspectivas futuras sobre a minha trajetória, desde o espaço propício às ideias, a uma equipe maravilhosa na qual possuo diversos colegas, o laboratório me recebeu, com pouca experiência e me auxiliou no processo, constante, de ser um pesquisador melhor, com um contato próximo com orientadores e coordenadoras, que promovem debates em um ambiente agradável e aberto a aprendizagem, fora as distintas experiências, desde a monitoria, organização de eventos, pesquisas, leituras, apresentações, aprender técnicas de edição etc. Enfim, sou muito grato por todo o apoio da equipe LPPE e pela confiança da minha orientadora, Angela Roberti.


Legenda da Imagem: Alícia Bastos e Arthur Bernardo (outro ganhador do prêmio da Semana de Graduação) na porta da sala do LPPE, 9023B.

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Logotipo IFCH
Logotipo PPGH

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Campus Maracanã

Rua São Francisco Xavier, 524  - Pavilhão João Lyra Filho - Bloco B - 9º andar -  Sala 9023B  

Rio de Janeiro  RJ  CEP 20550-900

Telefone 21 2334.0739

bottom of page