Escritores Pan-Africanistas
O Laboratório tem procurado alternativas para o ensino de História diante das inovações pedagógicas e dos impactos provocados pelo contexto da revolução informacional mundial, em que o aluno perdeu seu caráter de receptor passivo e o professor deixou de ter o monopólio do saber (se é que de fato o possuía). Desse modo, destaca-se o já tradicional projeto intitulado “Produção de Material Didático”, abrindo possibilidades temáticas e tendo como princípio a interdisciplinaridade, no qual a Série Escritores consiste em um dos subprojetos.
Considerando a importância dessas discussões em outros espaços para além da universidade, novos trabalhos foram pensados nesta direção, inserindo-se, nesse quadro, a proposta ora apresentada: “Escritores pan-africanistas: ideias e lutas. Alternativas para o ensino de História”. A ideia é disponibilizar nesse material, voltado à educação básica e destinado ao uso de professores e alunos, aspectos do fenômeno do pan-africanismo, um movimento complexo, dinâmico e multifacetado. Ao longo de seu percurso, diversas vozes se fizeram ouvir e diferentes tons foram assumidos por seus principais líderes. Por vezes mais assentado no tema racial, noutras na questão política da libertação, e ainda outras no projeto político de integração do continente africano. O material visa à sistematização do percurso histórico do pan-africanismo, destacando alguns de seus principais teóricos, as ações políticas e o tributo intelectual. Para tanto, toma-se por base os textos e discursos produzidos, a fim de recuperar e tornar acessível a contribuição feita no campo das ideias e das lutas em que se engajaram. Nesse primeiro momento, destacam-se aspectos biográficos de nomes como os de Marcus Garvey, Kwame Nkrumah, W. E. B. Du Bois, Aimé Césaire, Cheikh Anta Diop, Frantz Fanon, Léopold Senghor. Os verbetes foram elaborados pela bolsista Cláudia Richulino. Coordenação do projeto: Profª Drª Angela Roberti e Drª Jacqueline Ventapane