Memória Institucional do Departamento de História da UERJ
A importância da memória disciplinar é cada vez mais reconhecida pela historiografia (ABBOTT, 2001; LAMONT, 2009; TURIN, 2013; NICOLAZZI, 2019). Pesquisar e registrar a memória de nossa disciplina é, por um lado, um modo de garantir que as tradições intelectuais que a compõem sejam consideradas, rememoradas, celebradas e eventualmente criticadas e, por outro, um instrumento para que a necessária comunicação pública do esforço acadêmico seja cada vez mais aprimorada. Tendo isso
em mente, este projeto se propõe a compilar, através de entrevistas, depoimentos e coleta documental, a história do Departamento de História, tal como experimentada por alguns de seus protagonistas, seus professores e funcionários.
A proposta concentra-se na reunião, análise crítica e posterior divulgação em vídeo da memória dos docentes, discentes e funcionárias (os) que fazem ou fizeram parte da história do departamento. A intenção, mais do que promover uma reconstituição do passado do departamento, é identificar as linhas de consolidação das tendências teóricas e epistemológicas que constituem uma dimensão propriamente historiográfica da memória disciplinar. Nesse sentido, o objetivo do projeto desdobra-se em duas frentes: por um lado, estimular o trato com documentos da história intelectual e seus métodos; por outro, somar-se ao esforço de consolidação de uma memória pública sobre a universidade, aspecto fundamental para que a instituição dialogue com seu entorno e seja reconhecida publicamente como parte dinâmica da história da cidade, do Estado e do país.
O projeto é coordenado pela professora Alexandra Tedesco e atualmente conta com dois bolsistas de extensão, Jamille Lopes e João Paulo Kleinlein. Além disso, conta com a parceria do LPPE (em cujo canal do youtube serão divulgadas as entrevistas) e do CTE (Centro de Tecnologia Educacional da UERJ), que disponibilizou seu estúdio para as gravações. Esperamos que, ao longo do projeto, possamos contribuir para a consolidação de uma cultura de memória institucional que tenha vida longa em nossauniversidade.