Acerca de
Nossa História
O Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino (LPPE) foi criado em 2002, desde a Reitoria de Hésio Cordeiro, que estimulou a criação de laboratórios na área das Ciências Humanas e Sociais.
Nesse contexto, fomos discutindo que tipo de laboratório deveríamos criar e consolidar. Nosso objetivo principal foi o de viabilizar um espaço dinâmico, crítico e criativo de ensino e de pesquisa da História.
O LPPE começou sua atuação ministrando palestras, realizando seminários e eventos. Iniciamos, também, produzindo CDs sobre escritores brasileiros, latino-americanos e africanos, que serviram aos professores de História do Ensino Básico e Médio como apoio às suas aulas.
Aos poucos, o LPPE foi se transformando num laboratório de produção de material didático sobre História. Há alguns anos, o LPPE vem desenvolvendo atividades diversas, entre as quais: entrevistas com especialistas de História e de outras áreas do saber; spotify, áudios, enfim, um laboratório de múltiplas tecnologias.
Completando 20 anos de existência, o LPPE é fundamental para a divulgação do ensino da História e da pesquisa dentro e fora do país.
Profa. Dra. Edna Maria dos Santos
Objetivos
A proposta do LPPE foi, desde o início, atuar como uma interface entre o saber construído na universidade e a sociedade, não apenas em seu possível aspecto de complementação da formação docente, mas no diálogo com aqueles que pretendem ingressar em um curso de História e alunos da Educação Básica.
Tendo em mente essa perspectiva, os principais objetivos do laboratório são:
01
Levar à público a produção dos projetos da universidade através do nosso site, das redes sociais, podcast e canal do YouTube.
02
Estimular reflexivamente o uso de ferramentas de longo alcance, como as mídias digitais, para o compartilhamento de ideias com um público mais amplo. Nesse sentido, o LPPE atua na perspectiva de uma História Pública, ou seja, visando a difusão do conhecimento histórico para um público maior a partir de outros lugares para além das salas de aula, com o olhar aprofundado para as questões teórico-metodológicas.
03
Amparar a reflexão sobre a atuação do profissional de História e sua função no sentido de amplificar uma consciência histórica, a relação que se estabelece entre passado e presente, para um público não exclusivamente acadêmico.
04
Aprofundar e refletir construtivamente sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão, sobretudo a partir dos eixos temáticos prioritários do Laboratório, a saber, história contemporânea, história contemporânea da América Latina e produção de material didático.
05
Construir e estimular parcerias dentro e fora da UERJ, tais como as já estabelecidas com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e Relações Sul-Sul (NIEAAS/UFRJ) e o canal Diálogos do Sul".
06
Contribuir para a formação discente em perspectiva ampla, de modo a integrar as pesquisas específicas dos professores e alunos do laboratório às reflexões mais amplas sobre a História Contemporânea, a história do Anarquismo e a história da ciência.
Convênios e parcerias
01
O LPPE possui uma parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua criação, em 2015, embora atividades e projetos conjuntos sejam incrementados desde 2005, com a professora Beatriz Bissio, sua coordenadora, e fundadora e detentora dos direitos do acervo da Revista Cadernos do Terceiro Mundo, fonte privilegiada em diversas pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo LPPE. Além da parceria em torno da recuperação do acervo da revista, diversos outros projetos foram desenvolvidos, como seminários, cursos e o projeto Diálogos em Sul Maior, projeto de extensão do Núcleo que envolve, além de ambos os
laboratórios, a revista Diálogos do Sul. https://www.facebook.com/nieaasufrj/
02
O LPPE possui um acordo de cooperação internacional e parceria com o CeDInCI - Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas, com sede em Buenos Aires, com o propósito de estabelecer atividades científicas no domínio da História, em nível da graduação e pós-graduação. A cooperação permite realizar de forma oficial eventos, cursos de extensção, cursos de aperfeiçoamento e de especialização, reuniões de grupos de pesquisa e estudo, mobilizando professores, intelectuais e especialistas brasileiros e argentinos. Portanto, a criação de laços de integração com o CeDInCI permitirá o intercâmbio entre pesquisadores, professores e gestores, estudantes de pós-graduação da UERJ, bem como a colaboração entre professores e pesquisadores no que concerne ao desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisa, a promoção de eventos científicos e de cursos de curta duração, permuta de material bibliográfico e fontes históricas, entre outros. https://cedinci.org/
03
O LPPE possui uma parceria com o Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES), do próprio IFCH-UERJ, voltada para promover a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, implementando, entre outros, cursos voltados à capacitação de professores da rede pública de ensino.
https://www.nubhes.com.br/
04
O LPPE é parceiro do Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural (LEEHPac), da PUC-Rio, com qual promove reflexões acerca da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, oferecendo, entre ouros, palestras que se ocupam da relação entre a universidade, a comunidade escolar e a formação docente.
https://www.facebook.com/Leehpac/?locale=pt_BR